The eyes of a Mermaid: Essenciais num blog

Essenciais num blog

Hoje trago-vos algumas dicas para quem está a pensar começar um blog. Já que houve algumas pessoas que vieram falar comigo para lhes dar algumas sugestões. Então decidi fazer este post pois pode haver por aí mais gente que também queira saber mais. Na minha opinião, os seguintes tópicos são dos mais importantes:

Img. retirada do Tumblr.
1. O nome

É importante que escolham um nome que vocês realmente gostem e se identifiquem, para que um dia não se fartem. Posso-vos dizer que uma boa forma de terem ideias brilhantes para nomes (seja do que for) é colocar numa folha nomes de coisas que vocês gostam/se identificam. Completamente ao calhas. Vão ver que nascem daí bons nomes. Mas sejam originais! Já vi tanto nome copiado por aí... 

2. O logótipo

Tal como o nome, o logótipo é uma forma do público se lembrar do vosso blog. É uma das prioridades que vocês precisam quando se trata da divulgação. É a forma do vosso blog ser uma marca. Tentem sempre que o logótipo vá de encontra ao nome, e/ou aos temas que querem abordar no blog. Não utilizem imagens já feitas, por favor! Além disso não ser nada correto, fica feio. De certeza que tem sempre um amigo que sabe mexer nos programas próprios para criar logótipos. Se não, peçam-me a mim que tento resolver!

3. Os temas

Sou sincera. Para mim esta parte é um pouco diversificada, porque não considero o meu blog um blog de moda ou de beleza. É assim tipo um misto de tudo o que gosto. Escrevo o que quero e o que sei que vocês vão gostar de ler, e pronto! Acho que essa é a receita certa para um blog. Mais uma vez, sejam originais!

4. O layout

O layout é a cara do vosso blog. É a primeira impressão que as pessoas vão ter quando o abrirem, e por isso é muito, muito importante. No começo, apostem por algo simples e minimalista. Talvez um fundo branco ou uma cor pastel, tudo centrado e os textos com as mesmas fontes. Tal como precisam que o vosso quarto esteja ao vosso gosto e que se sintam confortáveis lá, o blog é exactamente isso. A decoração do vosso "quarto".

5. Contactos e redes sociais

Isto é super importante, ok? Criem um e-mail só para os assuntos relacionados com blog, e coloquem-no bem à vista no vosso blog. Por exemplo, já me aconteceu uma leitora me enviar um e-mail com uma sugestão de post que gostava muito de ver por aqui. E as parcerias precisam de algum meio simples para entrarem em contacto se for o caso. Também é importante que coloquem as vossas redes sociais (Instagram, Tumblr, Facebook se tiverem página para o blog, Youtube...). As pessoas gostam de cuscar!

6. O botão de "seguir"

Já me aconteceu querer seguir um blog que adorei e não havia como. É importante que não se esqueçam de colocar o widget de seguidores, porque se não eles não vos vão conseguir seguir. E depois também não conseguem ver as vossas novas publicações no painel do blogger. 

7. Uma barra de pesquisa ou lista

Para que seja mais prático para os vossos seguidores irem pesquisar os vossos posts antigos. Eu, por exemplo, prefiro ter uma lista de posts organizados por meses. Acho simples e assim torna-se mais fácil para vocês procurarem o que querem ver. 

Bem não me lembro assim de mais nada, pelo menos para já. Espero que tenha sido útil e que consigam aproveitar o máximo! Gostavam que fizesse um post deste género sobre como divulgar o blog?  Beijinhos!

20 comentários:

  1. Há uma outra forma de seguir os blogues: no feed, antes da lista dos blogues que seguimos, há um botãozinho "Adicionar" onde podemos colocar o link do blogue e passamos a segui-lo (normal ou em anónimo). É s-u-p-e-r prático porque podemos adicionar blogues/site ao feed que não estejam na plataforma blogger, como .com, .wordpress.com ou .sapo.pt :) Mas gostei das dicas!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com todas essas as dicas!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que fazem sempre falta num blog :)

    ResponderEliminar
  4. ótimas dicas!! <3

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida uma pequena lista para se ter um blog minimamente completo. Bom post :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  6. Estou totalmente de acordo com os tópicos que apontaste :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ler as dicas, embora ache que o tema é de longe o mais importante. Se um blog tiver um tema que me agrade irei segui-lo, nem que o tenha de adicionar à lista de marcadores do browser. :)
    Outra coisa que acho essencial é a escrita. A quantidade de bloggers que dão grandes pontapés na gramática e português são para lá de grandes... Acho muito importante conseguir escrever um texto sem erros.
    Adorei o post!
    Beijinhos!!

    http://makeup-lights-action.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que mencionas-te. Acho que um blog para sem completo tem de ter todos esses pontos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito das dicas. Para mim, a pior parte foi escolher o nome.
    R: Ter pêlos não tem nada a ver com higiene. A higiene deriva da falta de banhos. Aliás, nas virilhas, os pêlos funcionam como uma barreira protectora. O meu ginecologistas não gostas que as mulheres removam os pêlos desta zona. Beijinhos**

    ResponderEliminar
  10. Eu odeio quando tento seguir alguém e ou não dá, ou não têm a opção!!! haha


    Segui!

    beijnho,

    McTBeauty
    http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Só boas dicas e realmente muito importantes :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Boas dicas! Ja sigo o teu blog tambem. Vou continuar ver mais uns posts por aqui para conhecer melhor o teu blog. :)
    Beijinho do Canada
    claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  13. O layout é para mim a segunda coisa mais importante, a seguir à qualidade dos conteúdos. Ainda não estou totalmente satisfeita com o meu, mas pelo menos não me tira vontade de lá escrever.

    Perdida em Combate

    ResponderEliminar
  14. Ótimas dicas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Excelentes dicas! Faltou-te apenas uma: escrever com amor :)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito, felizmente o meu blog evoluiu nesse sentido... No inicio eu estava muito sem saber o que fazer, mas agora ele completa os requisitos :) beijinhos
    http://theblossomsgirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar