The eyes of a Mermaid: O antes e depois da blogosfera

O antes e depois da blogosfera

Como alguns de vocês sabem, antes de existir o The eyes, eu tive um outro blog. Criei-o com apenas os meus 12/13 anos (ou seja, por volta de 2011) e chama-se Hardiness. Aquilo para mim funcionava como um diário de opiniões e desabafos sobre vários assuntos, e ao mesmo tempo era uma maneira de descarregar stresses do dia a dia. Na altura, lembro-me que não conhecia mais ninguém que tivesse um blog, mas havia muita gente que usava as notas do Facebook para postar aquelas cenas onde falavam sobre elas próprias e identificavam pessoas blábláblá, lembram-se? Mas bem, por algum motivo, deixei de lá escrever. O último post existente nesse blog (no qual já nem a passe sei) marca a data 22 Abril de 2012. E agora, depois de todos esses anos que fiquei afastada da blogosfera, senti uma imensa mudança. Vou partilhar convosco alguns aspectos que me lembro e que na época eram bem diferentes de agora:


Eu não sabia colocar imagens nas publicações. Penso que ainda seja no mesmo sítio de agora, mas a verdade é que apesar de eu me desenrascar muito bem no resto, isto dava cabe da minha cabeça na altura. Então as minhas publicações resumiam-se a textos compridos e muitas vezes chatos de se ler.

Apostava-se muito em slides fofos. É, imagens eu não sabia colocar, mas slides era o forte na altura. Não sei se vocês se recordam, mas havia aqui no blog uma cena onde nos importávamos para lá as fotos que queríamos e depois ponhamos uma música a nossa escolha e um efeito todo fixe por cima e tcharaaaam fazíamos magia. Aquilo ficava a passar as fotos e a música, e quem soubesse fazer isso era o maior.

Eu não conhecia ninguém que também tivesse um blog. Por isso, não dava para trocar impressões com ninguém sobre "as cenas da blogosfera", mas também "as cenas da blogosfera" não existiam. Existiam eram problemas como saber mudar o fundo do blog ou mudar as cores das letras dos textos. Isso sim era um problema. Um tempo mais tarde A Inês, do She was Here, criou também um blog, em que na altura penso que se chamava mesmo Inês (se quiseres estiveres a ler corrige-me Inês ahaha). Mas também nunca trocamos muitas conversas à cerca dos blogs.

Quase ninguém sabia sequer que dava para "seguir" um blog. A verdade é que tanto eu, como os blogs que eu seguia na altura, não tínhamos a aplicação de seguir o blog. Tanto que, quando queria ir ler um blog que eu costumava ler, tinha de me lembrar do nome dele e andar à procura (muitas vezes sem sucesso). Só um ou dois anos mais tarde isso mudou.

Escrever no blog era à noite. Lembro-me tão bem de chegar das aulas e enquanto via os Morangos com Açúcar escrevia qualquer coisa que me apetece por lá. Às vezes abria a caixa de texto, escrevia e acabava por nem publicar nada. Depois voltava para o MSN (chorem lá de saudades).

Ou ninguém sabia que tinhas um blog, ou todos os teus amigos do Facebook sabiam. Isto era assim: ou escolhias manter o blog só para ti e para quem acidentalmente lá entrasse, ou para ti e para os teus amigos mais chegados, ou então se publicavas no teu Facebook toda a gente ia abrir o link para ver o que era. Eu normalmente só o partilhava com os meus amigos, ou porque queria que lessem um determinado texto, ou porque gostava sempre que me dessem opinião sobre o que escrevi.

Estas foram as lembranças que me recordo dos tempos em que a blogosfera era mais parada do que a água do rio. Alguém é desse tempo e se lembra de algum dos pontos que mencionei? Quando chegaram aqui, era muito diferente do agora?

23 comentários:

  1. Juro que a frase que adorei mais foi a que começa com "Escrever no blog à noite", porque lembro-me bem do que era ver os Morangos Com Açúcar antes de jantar e falar com os amigos no MSN!!!
    o-blogdaritinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. eu sou blogueira a uns 6 anos,e lembro da epoca que as pessoas só usavam gif nos posts rsrs
    no inicio eu achava o blog mega difícil, e aquela forma de editar pelo desing de modelo, eu achava um bicho de sete cabeça, html e css nem sabia que existia rsrs e hoje em dia já acho o html e css algo fácil de se fazer, como as coisas mudam rsrsr

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  3. ahahahah! também tive um outro blog quando tinha 14 anos-- wow há mais de 10 anos estou a ficar velha xD e escrevia em conjunto com uma amiga na biblioteca da escola ahah! triste vida xD
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu lembro me tão bem disso! Também sou desse tempo, noutro blog, e como tu não sabia funcionar bem com as fotos e acabava por colocar tudo em tamanho minusculo quase impossivel de se ver em condiçoes!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. tenho tanta vergonha da maioria dos blogs que escrevi. às vezes, abro um e leio tudo sobre desilusões amorosas e etcs aleatórios e só me quero refugir no She!

    ResponderEliminar
  6. Acho que há cinco anos ainda não conhecia este mundo, mas foi pouco despois que comecei a visitar blogs feita viciada ;p
    kiss

    GIVEAWAY
    http://inspirationswithm.blogspot.pt/2016/03/its-my-birthday-giveaway.html

    ResponderEliminar
  7. Também tive um blogue antes deste e revi-me tanto. Então na parte do chegar da escola e ir escrever.. woow, era mesmo isso.

    ResponderEliminar
  8. Isso era mais ou menos eu com o Tumblr, que máximo :D
    Eu cozinha enquanto via os morangos, que saudades!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. o primeiro blog que tive, lá nos meus 12 anos (por volta de 2006? como o tempo passa!) era pessoal! Depois surgiu a epoca das fics! Oh, tive um blog ainda um tempo, só para pulicar fanfictions! Adorava aquilo! Era uma comunidade de miudas mesmo dedicadas às suas histórias! Bons tempos :p

    ResponderEliminar
  10. hahahaha é assim mesmo!!!!

    www.apequenaka.com

    ResponderEliminar
  11. O meu primeiro blog não sei bem em que ano o criei, mas lembro-me que na altura também o usava simplesmente para desabafar e escrevi umns 6 meses nele sem nunca ter seguidores, eu nem conhecia mais blogs , depois comecei a ler blogs brasileiros sobre tutoriais, e a partir dai comecei a ter seguidores, mas só muito mais tarde, e que comecei a ter seguidores portugueses, e a seguir vários blogs e comentar. Acho que antes, apesar de não ter seguidores, o que me interessava realmente era desabafar, mas claro que agora a blogo está melhor.

    ResponderEliminar
  12. Também tive blogs antes do Neptune's Secrets e acontecia-me exatamente as mesmas coisas! Menos a parte das imagens, isso (felizmente) eu sabia meter! Beijinho,
    NOVA PUBLICAÇÃO // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  13. Eu ainda sou dessa geração, e acho que antes os blogues estavam demasiado escondidos do mundo! Agora temos um pouco de mais visibilidade.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
  14. Eu (Ela) também procurei ter um blogue e admito que, no início, foi por culpa dos morangos com açúcar. Eu nem sabia o que era um blogue antes disso. Mas também admito que não devo ter escrito mais do que duas publicações.

    ResponderEliminar
  15. eu adoro pertencer a este mundo e mesmo assim ainda gostaria de estar mais dentro dele participando em encontros de bloggers :)
    beijinhos!

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Lembro-me tão bem de 2009/2010, só tive um blog antes deste e por incrível que pareça, não tenho muita vergonha e por vezes até penso em voltar, mas prefiro deixar assim :)

    ResponderEliminar
  17. super engraçado! lembro-me quando tive o meu primeiro que os layouts eram horriíveis e customava fazer questionário de lado haha agora está tudo muito melhor!

    beijinho,
    Moi—byInês

    ResponderEliminar
  18. Com 12/13 anos ter um Blog? Estou impressionada! Eu comecei a ligar para blogs acerca de um ou dois anos, criando-o em Setembro de 2015 e tenho 19 anos a caminho dos 20.
    O teu amor pelo Blog, vem de cedo!
    Penso que nessa altura nessa altura não havia muitos meios de divulgar e praticamente ninguém tinha Blog, agora qualquer pessoa tem um Blog e fala de qualquer coisa.
    Eu também não sabia que dava para seguir, até criar o meu ahah
    Beijinhos**

    LEONINE GIRL BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  19. Adorei este post. É tão engraçado ver as diferenças do antes de da actualidade. Confesso que não estou neste meio há muito tempo, porque só há uns tempos é que tive coragem de ir em frente e por isso não sei nada do que era antes mas é muito giro e gostei mesmo deste post!

    With love,
    http://bonjourjanie.blogspot.pt/2016/03/kendall-kylie-collection.html

    ResponderEliminar
  20. Eu tive o meu primeiro blog quando tinha uns 14 ou 15 anos...portanto já lá vão uns 10 anos (credo, estou tão velha xD). E isto era tão diferente...nem sequer havia a hipótese de se seguirem blogs, era mesmo estranho. Também o usava para desabafar e descarregar os stresses. E só lia blogs de amigas minhas que também resolveram criar um... Enfim, a blogosfera era uma tristeza nessa altura xD

    ResponderEliminar
  21. Sou super novata neste mundo (novembro) e por isso adorei saber como era dantes! Adorei ler e ver que agora estamos bem mais apetrechados ehehe:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Cheguei á blogosfera em Abril de 2004. Podes fazer ideia das diferenças e da mudança que tudo isto sofreu. Os blogs desse tempo era interessantes - apesar de poucos - e honestos, brutalmente honestos, genuínos. Não havia cá patrocinios de marcas nem malta a descabelar-se por visualizações, até haviam blogs privados os quais para leres tinhas de ter uma pass dada pela pessoa que escrevia esse blog.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar