The eyes of a Mermaid: 10 dicas para quem vai a exame de condução

10 dicas para quem vai a exame de condução

É verdade. Finalmente consegui realizar algo que tanto queria - acabar a carta de condução. E obrigada a todos que me deram força e acreditaram em mim! Esta é uma das coisas que estava previsto eu conseguir antes dos 20, e consegui. Tenho de admitir, estou mesmo orgulhosa de mim própria. A escola na qual me inscrevi, pela segunda vez, ajudou-me imenso em tudo. Além de que o meu instrutor sem dúvida que é um ótimo profissional, e desde já tenho também a agradecer-lhe. Se forem da minha zona de residência, sem dúvida que vos recomendo a Escola de Condução Rolante. Mas bem, este post é para todos aqueles que ainda não foram a exame prático, e que se querem começar a preparar. Se ainda não foram a exame de código, sugiro-vos a ler primeiro este post. Enquanto me preparava para ir a exame, confesso que procurei pela internet dicas para o mesmo, e não encontrei grande coisa. Prometi então a mim mesma que quando tivesse a licença na mão, vos iria trazer algumas dicas. Espero que vos ajude de alguma forma! 


1. Durante as aulas de condução, pratica bastante todas as manobras como os estacionamentos, inversões de marcha e contorno de passeio, e todas os passos para as executar. 

2. Marca exame apenas quando te sentires preparado, mas nunca fiques muito tempo sem fazer aulas! É importante que vás treinando, especialmente nos dias antes do exame.

3. Tira todas as dúvidas que tenhas com o teu instrutor, como por exemplo que tipo de perguntas o examinador pode fazer antes do exame começar. É mesmo importante que não deixes tudo para o dia.

4. Faz um reconhecimento da área onde vais realizar o teu exame. Existem normalmente vários caminhos que te podem calhar, já que é aleatório. No entanto, a tua escola de condução sabe exactamente quais são, por isso podes sempre pedir para realizar por lá algumas aulas.

5. No dia do exame, toma um bom pequeno almoço. Se fores como eu, durante o almoço antes do exame, não vais ter lá muita fome por causa dos nervos. Por isso, tenta alimentar-te bem de manhã.

6. Há três coisas que tens mesmo de fazer antes de começar o exame, e que até já fazem parte do mesmo: ajustar o banco, os espelhos, e colocar o cinto. Exactamente por esta ordem.

7. Tenta manter-te calmo/a durante a realização do exame. Mas acima de tudo, mantém-te atento/a a tudo o que se passa à tua volta. Especialmente aos sinais, ruas com prioridade, passadeiras e semáforos.  

8. Na dúvida, pára. Pára nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas. Sempre que precisares. 

9. Anda durante todo o exame bem devagarinho, pois até é uma forma dos 45min passarem mais rápido!

10. Faz as manobras com calma, e sempre a olhar para todos os lados, para veres se não tem nenhum veículo atrás ou dos lados. E não te esqueças dos piscas! :)

15 comentários:

  1. Só não concordo com o ponto 9, pelo menos aqui não resulta pois o exame é feito por percurso e não por tempo e se andamos devagar, mandam acelerar :p
    Mas parabéns! :D

    Beijinhos ❤

    www.juksmakeup.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Mas olha que não é normal ser assim :D Obrigada! Beijinho!

      Eliminar
  2. Oh adorei cada dica e muitos parabéns
    Beijinhos
    Giveaway Portugal & Ilhas
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Parabéns minha linda :D
    estas dicas valem ouro, obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nossa Rafa, quanta coisa! hahahaha
    Juro que se fosse para estacionar eu iria acabar batendo em tudo kakdtjsljdastl
    Só de pensar que no GTA o carro pegava fogo de tão boa de volante que sou xD

    Que bom que conseguiu passar no exame fofa ♥
    Beijoos e abraços para ti ;) *esperando o próximo post, hihihih*

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas!! Tenho a carta desde Abril e estas dicas teriam dado imenso jeito na altura ahah :)
    Muitos parabéns :)

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns querida! Eu quando andava a tirar bem que pesquisei e pesquisei e nada encontrava, este post ter-me-ia dado muito jeito :P Quanto ao ponto 9, comigo várias vezes me mandavam acelerar, por isso não resultava muito! Ahah.
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  7. parabéns :) o meu namorado esta a tirar a carta então foi fazer ele ler as suas dicas, pois acho que podem o ajudar xd

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar
  8. As dicas são boas, mas não sei se funcionam com toda a gente. Por exemplo, foi o meu instrutor que me marcou o exame, não eu, assim que as aulas de condução acabaram. A escola onde eu andava tinha um limite até onde se podia ir com o carro, o que tornou o sitio do exame inalcançável. Sobre o andar devagarinho, depende do examinador, o meu queria mais velocidade. A duração de exame também não foram 45 minutos, consistia apenas em fazer os 2 tipos de estacionamento, contornar o passeio e fazer inversão de marcha, eu nem à auto-estrada fui.
    Isto tudo para dizer que nem todos os exames são iguais, há certas dicas que não pudemos aplicar mas sinceramente acho-as muito boas! Não se vê muitas publicações assim ^^

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Mais uma vez mais parabéns pela carta de condução :-) Este ano a carta de condução também é um dos meus objetivos! Adorei o post, tal como o anterior sobre o código ajudou me imenso nalguns aspetos. Agora esta publicação vem outra vez numa altura certa, tenho quase o meu exame de condução á porta e estas dicas são fundamentais.

    OH, Carolina
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar