The eyes of a Mermaid: ACMA | Tradições de Natal

ACMA | Tradições de Natal

No post do A Cultura Mora Aqui deste mês, o tema teria obviamente que ser algo ligado ao Natal, e a tudo aquilo que este mês de Dezembro nos traz. O Natal tem um significado diferente para cada um de nós, tal como as tradições variam de casa para casa, de família para família. Sempre achei interessante saber mais sobre este tipo de coisas, como por exemplo, o que vocês comem na ceia de Natal? Escolhi então este tema, para que possam ficar a conhecer um bocadinho de como tudo de passa cá em casa



Como muitos de vocês sabem, eu já tenho 20 anos (pelo menos é o que dizem), no entanto, este ano ainda senti falta de ter o meu advento de chocolates. E lá convenci a minha mãe a dar-me um, sendo que prometi que não ia comer os chocolates todos no mesmo dia - juro que até agora estou a levar o negócio a sério. Acho que isto já faz parte das nossas tradições de Natal em família, sendo que desde criança que tenho o meu calendário de chocolates - e quero continuar a ter!


Não sei se por aí é igual, mas eu deixo sempre a missão de embrulhar presentes para a minha mãe, já que eu não tenho jeitinho nenhum. Acho que o único presente que ela não embrulha é o dela. Mas o engraçado, é que sempre que vamos às compras durante o mês de Dezembro, trazemos montes de papel de embrulho dos hipermercados - assim, escusamos de comprar. E a verdade é que acho que já é tradição os nossos embrulhos virem a dizer "Pingo Doce" ou "Jumbo" quando na verdade nem sequer são coisas de lá.


Fui habituada desde criança a vestir uma roupa bonitinha para a noite de Natal, mesmo sabendo que é só para nos sentarmos à mesa a comer - e a verdade é que não abdico do meu outfit natalício junto com as minhas pantufas e meias quentinhas. Dá-me imenso gosto, na noite da ceia, quando já há um cheirinho a bacalhau e polvo pela casa toda, arranjar-me para jantar. E isto, para mim, há de continuar a ser uma pequena tradição.


Sei que há famílias que só abrem os presentes de Natal no dia 25 de manhã, e até quem abra só depois do almoço, mas por aqui, sempre abrimos à meia noite. Quando eu e os meus primos éramos crianças, costumávamos ter direito a um pai natal e a uma ajudante, e entregavam-nos as prendas assim, um a um, até que o saco ficasse vazio. Até hoje não sei como conseguiam retirar as prendas da árvore sem nós darmos por ela? Neste momento ainda só tenho algumas prendas de baixo da árvore, mas acreditem que já me contenho imenso para não as ir cuscar! E vocês, quando costumam abrir os presentes?



Natal não é Natal sem aletria e rabanadas! Por aqui, os doces essenciais são a aletria e rabanadas de vinho do porto, e são sem dúvida as melhores que já comi. A minha avó também costumava fazer mexidos com frutos secos, mas aqui em casa como ninguém costuma comer, não fazemos esse doce. Também não colocamos bolo de rei na mesa, porque ninguém gosta. Substituímos isso por um belo pão-de-ló e um bom queijo amanteigado, que é o que eu ataco mesmo depois do polvo.

Deixo-vos ficar com os outros posts do A Cultura Mora Aqui deste mês:

16 comentários:

  1. Também tenho algumas coisas em comum cá em casa! O outfit de natal é sempre roupa confortável e meias quentinhas e pantufas e os presentes também são abertos à meia noite. Os doces são muitos ahaha, há desde rabanadas a mexidos, bolo rei, pão de ló e tronco de natal (eu só gosto dos dois últimos xd).
    Beijinhos!

    https://marywithloveblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei rabanadas de vinho do porto. Acreditas que nem sei o que é?! Ah, estou desejosa que chegue o Natal!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  3. Não temos por aqui grandes tradições de Natal! Confesso que comprei e comi o meu calendário de advento uns dias antes de começar Dezembro haha

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Das coisas que mais gosto do natal é o jantar em família e claro o outfit de Natal que demoro imenso tempo a pensar nele ahah
    Adorei o post querida!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram


    ResponderEliminar
  5. Eu sou realmente doida por aletria, o pior é que fiquei intolerante ao amido de trigo e quando quero comer este doce só posso comer uma ou duas colheres, mais que isso e o meu estômago deixa de funcionar. :P
    Também não abdico da roupa de Natal, meias quentinhas, gorro para sair de casa e qualquer coisa vermelha.
    Gostei muito do post.

    Beijinhos

    http://sweetdiyswithmaria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Aqui em casa a tradição também é desembrulhar os presentes à meia-noite e eu adoro doces de Natal mas não dispenso mesmo o leite creme :)

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt - Giveaway de Natal a decorrer

    ResponderEliminar
  7. Tambem estou a participardo ACMA deste mes =)
    Oh adorava ter um calendario de advento mas com chocolates e outras coisinhas. Sempre pensei que seria mais para crianças mas este ano apercebi me que nao. Para o ano faco um para o Bruno, meu companheiro.
    Ahaha sempre que passo pelos hipermercados penso.nisso, em levar papel de la, mas.normalmente sao tao feios que acabo por comprar um roço que goste realmente. Mas é uma boa tecnica!
    Ao contrario de ti adoro embrulhar presentes, nao fosse eu a menina dos DIY.

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
  8. A maior parte das minhas tradições e hábitos são muito semelhantes aos teus - o calendário de chocolates, o outfit especial para a noite de Natal, a abertura das prendas que é religiosamente feita à meia-noite e até mesmo a aletria! Aqui em casa, no entanto, é ao contrário no que toca a embrulhos: quem embrulha as prendas sou eu.

    Gostei muito do post; é muito bom poder partilhar este tipo de hábitos natalícios.

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  9. Também gosto de vestir um outfit a combinar e não prescindo do meu gorro de pai natal eheh. Também tenho o meu calendário do advento, há coisas que não se perdem com a idade e ainda bem. Depois é comer o bacalhau, filhoses e bolo rei e abrir as prendas à meia noite em ponto sempre em grande festa com a família.
    Bjs e feliz natal.
    AM
    andreiamoita.pt

    ResponderEliminar
  10. Identifico-me com tudo o que escreveste heheh eu também não tenho jeitinho nenhum para embrulhar os presentes!
    beijinho

    Inspiring <3

    ResponderEliminar
  11. Minha linda! Que saudades tuas! Espero que esteja tudo bem contigo, beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia o teu blog mas já estou a seguir ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Sem dúvida! Eu era inseparável desses calendários :D beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Também abro sempre à meia noite. Acho que tem outra magia :)
    E aletria também não pode faltar! :p
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar