The eyes of a Mermaid: Porque Deixei de Comer Carne?

Porque Deixei de Comer Carne?

Hey. Pensei bastante antes de publicar este artigo aqui no blog. Não por ser algo pessoal, mas sim porque sei que há imensas opiniões diferentes quanto a este tema. Antes que se questionem, não, não sou vegetariana. Pelo menos ainda. Na verdade, deixei de consumir carne à cerca de seis meses, depois de assistir a alguns documentários e educar-me sobre o assunto. A minha prima mais nova, que já é vegetariana há uns 2/3 anos talvez, já me tinha feito "abrir os olhos" sobre estes assuntos, e ao passar do tempo, lá me convenci a mim mesma a pesquisar sobre isto e ter uma opinião sobre tudo o que engloba ser e não ser vegetariano/a. O facto é que eu sabia que no dia em que me informasse sobre, e assistisse a algum documentário, era o dia em que eu iria deixar de comer carne. E assim foi. Foi este documentário aqui, que aliás, é uma gravação de uma palestra realizada na Universidade Georgia Tech, por Gary Yourofsky.


Acho que o problema das pessoas é mesmo o problema que eu tinha. Sabia apenas das coisas apenas por metade (na verdade, muito menos que metade), e sabia que se procurasse saber mais, talvez mudasse a minha vida, a minha rotina e até os meus princípios morais. E isso assustava-me, na altura. Tal como acho que assusta toda a gente que não se educa sobre este assunto. 

A verdade, é que deixei de comer carne por muitos motivos, e todos eles, que para mim fazem imenso sentido. No fundo, é isso que importa. Estarmos bem connosco mesmos e com as nossas decisões - e isto é uma dica para a vida, na verdade. Questões ambientais,  éticas, saúde, culturais, económicas, entre muitas outras causas que me fizeram deixar de consumir carne. Sinto-me mesmo bem com esta minha decisão. Sinto-me melhor com o meu corpo, e com a minha mente. Deixei de fazer tantas alergias, e noto imensa diferença no meu metabolismo - isto apenas em cerca de 6 meses. Para já, ainda como peixe, 2 a 3 vezes por semana, e é assim que me sinto bem, pelo menos por agora. Talvez um dia deixe também de consumir peixe. Se sinto falta da carne? Não, nenhuma. 

Para quem procura dar este passo, tal como eu, por favor informem-se bem sobre o assunto, e aconselhem-se com o vosso médico para que possam acompanhar todo o processo. É bom fazer análises clínicas para verificar se tudo está bem. E é bom sabermos o que o nosso corpo precisa, quando deixamos de ingerir carne (ou peixe). 

Se tiverem alguma questão, podem deixar aqui nos comentários que eu vou responder a todas! Digam-me a vossa opinião sobre o tema. E obrigada por continuarem desse lado!

8 comentários:

  1. Acho fantástico esta tua mudança!! É devagar que se vai ao longe e quem sabe um dia consigas tornar-te vegetariana por completo! Sou vegan e não podia estar mais feliz com a escolha que fiz já à quase 2 anos!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  2. Acho ótima a tua mudança! Ainda não deixei de comer carne por completo, estou a diminir o consumo aos poucos :) Beijinhos xx

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  3. Admiro a tua coragem! Eu gostava mas por motivos de saúde maiores não posso deixar de comer carne. Seria um grande desafio! Continua forte! :)

    Beijinho*

    A Pa-trícia

    ResponderEliminar
  4. O mais importante é sentires-te bem com a tua mudança. Eu reduzi o meu consumo de carne e peixe, mas sem nenhuma razão específica
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  5. Por acaso ando a tentar acabar com a carne que tenho em casa para deixar de comprar carne e fazer uma alimentação á base de verduras e peixe. Sinto que isso vai ajudar-me muito principalmente a emagrecer e a sentir menos culpada quando como carne.
    Beijinhos!
    https://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu também ainda não cortei definitivamente na carne, mas lentamente estou a reduzir, até porque quero eliminar as carnes e comer só peixe.

    ResponderEliminar
  7. Admiro a tua coragem! Confesso que cada vez como menos carne! Quem sabe se um dia não a deixo por completo! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar